top of page

FL STUDIO e ABLETON LIVE Mudaram a música pop do mundo!!!

Atualizado: 1 de mar.


E derrepente programas como FL Studio e Ableton Live mudaram a música pop mundial.


Confira um pouco o quando a produção de música em computador mudou e vem mudando as coisas.


Ao longo das últimas décadas, nenhuma tecnologia interrompeu ou democratizou a criação de música como as estações de trabalho de áudio digital. Produtores experientes e produtores de ''quarto '' foram para o topo das paradas com loops/sample predefinidos e instrumentos virtuais ''mais conhecidos como PLUGINS''.

Nenhuma estação de trabalho determinou como a música soa hoje como duas DAWs, em particular: FL Studio e Ableton Live . Desenvolvidos em 1997 e 2001, respectivamente, esses DAW mudaram de gênero e definiram seus padrões graças, em grande parte, à sua acessibilidade e facilidade de uso.

Ao contrário dos DAWs com o uso mais complexo para o usuario o Cubase, FL Studio (anteriormente conhecido como FruityLoops) e Ableton Live lembram algo mais próximo de um brinquedo da Fisher Price, com suas interfaces coloridas e baseadas em imagem, do que um tradicional estúdio. E isso é parte da ideia primaria deles. mais nao são inferiores, eles podem conter todas as possibilidades de um estúdio completo, mas o FL Studio e o Ableton Live não exigem conhecimento de tecnologia musical para criar. Melhor ainda, eles são relativamente baratos para comprar.

Não é mais incomum ver produtores de quarto e músicos vamosos que devem suas carreiras as possibilidades que essas DAWs proporcionam . Aqui está a história de como eles chegaram la.


ACESSO!

Antes que houvesse FL Studio e Ableton Live, havia um homem chamado Jyoti Mishra , em Derbyshire, no Reino Unido, que foi um dos primeiros músicos (fora de música eletronica dance, pelo menos) a provar que qualquer um poderia fazer um hit número um sem sair do proprio quarto. Após o colapso de sua banda, Mishra se reinventou. Usando um multitrack antigo e algum software free, Mishra passou pelo processo meticuloso de gravar vocais samples,,,- uma faixa inspirado no final dos anos 90, ele colocou um sample de Al Bowlly em sua canção. Quatro semanas depois, Mishra, sem acreditar, encontrou-se no topo das paradas do Reino Unido, quando sua música Your Woman e se tornou o que poderia ter sido a primeiro produção de quarto como a música pop número um de todos os tempos. Se ouvir e prestar atenção, você pode perceber oque foi sampeado da música de Al Bowlly.


Musica Original:

Música criada por Jyoti Mishra:


Daddy Yankee - Gasolina

O Reggaeton estava só no Undergound de Porto Rico em algum momento nos anos 90, mas o gênero não iria continuar escondido e ia ter sucesso internacional até pelo menos uma década depois. Então com batidas quebradas de hip-hop das antigas, samples com letras em espanhol e quando Gasolina, do Daddy Yankee , entrou nas paradas em 2004, trouxe consigo uma nova sonoridade para o estilo .Punchy synth patches, um tipo de breakdowns mais normalmente ouvido em house music, e batidas que estavam mais perto de dance music do que dancehall sinalizavam o novo som do reggaeton - e o FL Studio foi o grande responsável por isso. Os produtores de reggaeton gravitaram em direção à produção baseada em computador com o advento das DAWs desde a virada do milênio, e o FL Studio - com seus presets de house clássicos - rapidamente se tornou o DAW preferido do reggaeton.


Daddy Yankee - Gasolina


Soulja Boy - Soulja Boy

DeAndre Way, também conhecido como Soulja Boy , mal era adolescente quando começou a experimentar o FL Studio. Ele voltava da escola todos os dias e começava a criar batidas, música atras de música, chegava a terminava algumas em poucos minutos, mas sua verdadeira maravilha veio em 2007, quando ele lançou um clássico do FL Studio: Soulja Boy (Crank That). Baseando-se apenas nos sons da pasta ''Packs'' quem faz os curso da E Music DJs conhecem bem esta pasta, ela é padrão do software FL Studio até os dias de Hoje, o single alcançou o Top 100 da Billboard por várias semanas, ganhando efetivamente um milhão de dólares por minuto que ele gastou fazendo a faixa.

Soulja Boy - Soulja Boy


E tem pessoas aqui em brasuca que até hoje acham que FL Studio não era ou não é Profissional!!


Avicii - Levels

Nile Rogers uma vez se referiu ao falecido Tim Bergling , também conhecido como Avicii , como o " John Coltrane do FL Studio". Bergling tinha um verdadeiro talento para a melodia, algo que ele descobriu apenas usando o FL Studio, quando inúmeros sons se tornaram disponíveis para ele com uma série de cliques rápidos. O software permitiu que DJs recriassem faixas feitas no FL Studio em um ambiente ao vivo, e é amplamente responsável pela enorme cultura do festival da EDM.


Se você já se perguntou como um DJ em um laptop pode atrair uma multidão de dezenas de milhares, o Ableton Live é a resposta.


Stormzy - shut up

Skepta , uma das pioneiras, afirmou que “enquanto houver crianças de 12 anos de idade ligando seu PC de mães com uma versão ''craqueada'' do FL Studio fazendo seu próprio som, sempre teremos novidades.

No início dos anos 2000, produtores de quarto e DJs foram levados para o FL Studio intuitivamente, explorando este software barato (e às vezes obtido ilegalmente) e imergindo nele como um videogame. Foi como um passo acima de fazer batidas no PlayStations. O software determinou muitas das características mais reconhecidas do gênero, especialmente sua predefinição de 140bpm. Você pode ouvir uma das batidas mais icônicas do FL Studio no som de Stormzy 's Shut Up


Stormzy - shut up


Quase todos os produtores preferidos de Drake vieram usando o FL Studio - e ainda usam o software para produzir seus sucessos recordes até hoje.

Uma das maiores faixas da década, God's Plan, foi produzida por Ronald LaTour, também conhecido como Cardo , e quebrou os primeiros discos da semana com o auxílio de uma interface que qualquer um poderia ter baixado por menos de US $ 100 / £ 76.

Como Boi-1da , o outro produtor de Drake, e os músicos grime que vieram antes deles, Cardo começou a fazer música na PlayStation e simuladores. Favorecendo a abordagem mais rápida possível, as produções de Cardo no FL Studio ainda não se afastaram muito de seus dias de jogos.


Drake - God's Plan


Post Malone - Rockstar

O produtor escocês Hudson Mohawke afirmou em uma palestra na Red Bull Music Academy que, “se você olhasse para as músicas do Top 10 Billboard, garanto que oito delas provavelmente foram feitas em FL Studio”. Hoje, todos os produtores de quarto e seus subconjuntos, incluindo os rappers do SoundCloud e artistas que compartilham faixas no WhatsApp, estão usando o FL Studio para criar suas mfaixas. Isso inclui Post Malone , cujo single com 21 Savage , Rockstar, quebrou recordes de streaming da primeira semana em 2017. A música foi produzida por um estudante universitário, agora conhecido como Tank God , que tem sido um usuário ardente do FL Studio desde que tinha apenas oito anos. anos. A faixa incorpora alguns dos presets mais sombrios do FL Studio, favorecendo uma melancolia mas vibe 80bpm que facilitou a mudança geral.


Post Malone - Rockstar


E a historia continua....


Quer fazer parte? Venha fazer os Cursoa da E Music Djs e entenda tudo do Software FL STUDIO.







Escrito e traduzido por Henry Jay, original de Seleção de Som Red Bull

679 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page