top of page

Como surgiu a profissão DJ?

Atualizado: 1 de mar.




O termo Disc jockey começou a ser utilizado para descrever, primeiramente, a figura do locutor de rádio que introduziam e tocavam discos de gramofone, posteriormente, o long play.

Hoje, diante dos númerosos fatores envolvidos, incluindo a composição escolhida, o tipo de público alvo e o desenvolvimento da manipulação do som, há diferentes tipos de DJs, sendo que nem todos usam na verdade discos, alguns podem tocar com CDs, Pendrives, entre outros meios. Há também aqueles que mixam sons e vídeos (DVJs), mesclando seu conteúdo ao trabalho desenvolvido no momento da apresentação musical. Há, no entanto, uma vasta gama de denominações para classificar o termo DJ.

Com o a popularização das discotecas em meados dos anos 70, os DJs também ganharam fama fora do rádio e foram para as pistas de dança. Nas pistas, os DJs que atuaram até o meio da década de 1990 utilizavam apenas discos de vinil em suas apresentações. Apesar de já existirem os CDs, não havia equipamentos que permitissem o sincronismo da música (ajuste do pitch para posterior mixagem). A forma como esta ação de mixagem é realizada, aliás, é o principal diferencial entre os profissionais desta área.

Um DJ tem a percepção musical de saber quais composições possuem velocidades ( batidas por minuto) próximas ou iguais, de forma que uma alteração da velocidade permite que asmúsicas sejam sincronizadas e mixadas, e o público não consiga notar que uma faixa está acabando e outra está iniciando, pois as duas faixas estão no mesmo ritmo, métrica e velocidade.





Além do conhecimento musical um DJ deve conhecer aproximadamente o tempo das composições que ele pretende mixar durante sua apresentação, o mesmo também deve conhecer onde, quando e se uma composição ou determinada versão desta possui uma região, onde é possível entrar a próxima composição sem que o resultado fique confuso (com dois vocais de canções diferentes "falando" ao mesmo tempo, por exemplo). Este capricho é obrigatório para profissionais que fazem mixagens ao vivo.


Gostou de saber como surgiu a profissão ? Deixe sua opinião nos comentários!! Cursos Indicados para quem deseja se tornar um DJ Profisional - DJ Digital módulo 1, DJ Digital módulo 2, DJ Profissional módulo 1 ou DJ Completo

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page